Abrimos o semestre com o “pé direito”. Nunca imaginei que em uma aula de publicidade e propaganda estudaria sobre o subconsciente e os mistérios que rodeiam o ser humano.
Primeiramente, foi questionado ao decorrer da aula sobre os mitos, que por sua vez são verdades armazenadas na nossa alma e que dizem muito a respeito de cada um de nós, e não histórias sem nexo. É claro e evidente que as sociedades que acreditavam em mitos já não existem mais. Antigamente as sociedades se estruturavam em mitos, hoje ela se apóia mais na política e na economia.
Porém, o mito não ficou esquecido. Em seu lugar, foi criada a prosa narrativa ou romance, onde eram contadas, em forma de textos, as diversas crenças criadas para iludir e fascinar os seres humanos. Atualmente, evoluiu-se mais. São utilizados, por exemplo, cinema, rádio, televisão, propagandas.
Foi feita uma analogia pelo professor entre tudo que existe no mundo e Deus. Ele explicou a partir de uma “cadeia” que tudo é célula de Deus. Começou dizendo que nos seres vivos existem células, que formam tecidos. Os tecidos formam os órgãos. Os órgãos formam o sistema e o sistema forma um indivíduo. Cada indivíduo é célula da terra, e cada planeta é célula de uma galáxia. Todas as galáxias formam um único indivíduo, que é Deus supremo.
Logo após fizemos um debate sobre a criação de um roteiro. Pegamos como suporte para a discussão o texto “A jornada do Herói Mitológico”, que em doze passos explica como é feita a montagem e criação de filmes de Hollywood. São eles: Apresentação (mundo comum, chamado à aventura, encontro com o mentor, travessia do primeiro limiar), conflito (testes, aliados e inimigos, aproximação da caverna oculta, provação suprema, recompensa), resolução (caminho de volta, ressurreição, retorno com o elixir). A turma montou um roteiro e ficamos de fazer um trabalho relacionado ao assunto.
A aula me surpreendeu bastante, com muita descontração e entusiasmo. Foi muito mais do que eu esperava e planejava. Essa é a primeira de muitas outras e espero que possamos aprender cada dia mais sobre nós e aos que nos cercam.