terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Aula 1 (09/02/07) "Abre Alas"

Abrimos o semestre com o “pé direito”. Nunca imaginei que em uma aula de publicidade e propaganda estudaria sobre o subconsciente e os mistérios que rodeiam o ser humano.
Primeiramente, foi questionado ao decorrer da aula sobre os mitos, que por sua vez são verdades armazenadas na nossa alma e que dizem muito a respeito de cada um de nós, e não histórias sem nexo. É claro e evidente que as sociedades que acreditavam em mitos já não existem mais. Antigamente as sociedades se estruturavam em mitos, hoje ela se apóia mais na política e na economia.
Porém, o mito não ficou esquecido. Em seu lugar, foi criada a prosa narrativa ou romance, onde eram contadas, em forma de textos, as diversas crenças criadas para iludir e fascinar os seres humanos. Atualmente, evoluiu-se mais. São utilizados, por exemplo, cinema, rádio, televisão, propagandas.
Foi feita uma analogia pelo professor entre tudo que existe no mundo e Deus. Ele explicou a partir de uma “cadeia” que tudo é célula de Deus. Começou dizendo que nos seres vivos existem células, que formam tecidos. Os tecidos formam os órgãos. Os órgãos formam o sistema e o sistema forma um indivíduo. Cada indivíduo é célula da terra, e cada planeta é célula de uma galáxia. Todas as galáxias formam um único indivíduo, que é Deus supremo.
Logo após fizemos um debate sobre a criação de um roteiro. Pegamos como suporte para a discussão o texto “A jornada do Herói Mitológico”, que em doze passos explica como é feita a montagem e criação de filmes de Hollywood. São eles: Apresentação (mundo comum, chamado à aventura, encontro com o mentor, travessia do primeiro limiar), conflito (testes, aliados e inimigos, aproximação da caverna oculta, provação suprema, recompensa), resolução (caminho de volta, ressurreição, retorno com o elixir). A turma montou um roteiro e ficamos de fazer um trabalho relacionado ao assunto.
A aula me surpreendeu bastante, com muita descontração e entusiasmo. Foi muito mais do que eu esperava e planejava. Essa é a primeira de muitas outras e espero que possamos aprender cada dia mais sobre nós e aos que nos cercam.

8 comentários:

Bárbara Magela disse...

Parabéns Fabi!!Adorei o post!!
Boa sorte pra gente com esse blog né??auahauhauaha
bjos

Unknown disse...

Fabiiiii!
em 1º lugar, parabéns, viu!?

tá nerd, neh!? sabendo tudo q acontece nas aulas! primeiros dias sempre é assim... todo mundo quetinho, prestanto atenção na aula, aí depois desanda tudo!!!
hsauashuashuashasuashu!
espero q vc continue nerd, viu!?

ah! e o blog tá lindo!!!

amo vc!!!!!! mtooooooooooooooooo!
bjos

Moema Rabelo disse...

Amiiiiiiiiiiiga!
Obrigada pelo seu comentario.
Seu blog ta lindo!!
Isso vai ajudar muito a gente ne!
Também amei te conhecer!
Beijos!

Anônimo disse...

fiquei encantada com a sua capacidade de definir tão bem a viajem do nosso querido professor André, você conseguiu captar exatamente o que ele disse, e expressou-se sem rodeios!
Olha Gorda!!!!!!!! Estou extremamente orgulhosa de vc!!!
depois dá uma passadinha no meu e diz o que achou! te amo infinitamento, beijos!

Ruben Correia disse...

Olá Fabiana! A iniciativa de se montar um clipping de seus próprios conhecimentos é uma atitude muito válida, pois cria uma referência e uma retorica para o seu próprio aprendizado.
Bom já sobre os mitos eu não concordo com a ludicidade dos meios de comunicação não. Eles sim trazem a tona de forma fantasiosa, comica ou não fatos que regem o pensamento da sociedade até porque sem o público alvo e sem saber o que ele pensa seria impossivel fazer uma publicidade eficiente. Se formos pensar pelo lado antropologico e sociologico, há mitos sim... Esses mitos são os folclores que contemos na sociedades atuais como por exemplo saci-perere, gurupi... Ou então... Passar por debaixo de escada dá azzar, quem mexe com fomo faz xixi na cama, manga com leite faz mal e ai por diante =) Use a publicidade exatamente para isso... Quebre mitos!
Acho que eu já falei demais né... chega!

Bjokas!

Mônica.Salmazo disse...

Olha Fabi esse blog ficou bem diferente, uma boa idéia do André não foi?!, essas aulas estão nos deixando cada vez mais doidos e mais ousados. Muitolegal.

Beijos e depois passa lá no meu blog também.

msn: monicasalmazo@hotmail.com

Camila Rocha disse...

Oi beeem!!
Fiko bom seu textinho eim?! que é isso, me surpreendendo!! hahuahu
Também criei o meu..depois você comenta lá!
beijoos

Priscilla Esther disse...

oieee :)
a aula também me surpreendeu bastante, acho (e espero) que as próximas possam abrir nossos olhos e nossa mente ainda mais pro infinito que tem ao nosso redor
seu blog tá lindo, parabéns !
bjos