Iniciamos a aula com uma explicação do André sobre as escolhas que podemos fazer. Com detalhes, falou sobre Universidade e os vários caminhos que podemos trilhar após terminarmos a graduação. Nos deu informações e curiosidades sobre o que é pós-graduação, sendo a mesma dividida em duas partes: a primeira é o lato senso(especialização) e, a segunda que é o Stricto sensu, que é o Mestrado ou o Doutorado.
Em seguida começou o conteúdo da aula falando sobre ciência. Afinal, o que isso significa? Significa conhecimento e sabedoria.
A ciência é feita de hipóteses, não havendo certeza absoluta em nada. Tudo que se relaciona à ciência é relativo, e uma coisa que dizemos ter “certeza absoluta” não passa de uma “certeza passageira”, ou seja, será descoberta alguma outra coisa que desmentirá a “certeza absoluta”. Como um clássico exemplo, temos a teoria de que o sol girava em torno da terra. Com o passar dos anos, foi provado que não era o sol que girava em torno da terra, e sim a terra que girava em torno do sol. Certezas como essas formam nossas vidas e o senso comum da sociedade. Muitas vezes essas teorias são passadas de geração em geração e acabam se transformando em crenças religiosas.
Contudo, existem muitas diferenças entre o senso comum e a atitude científica. O senso comum é subjetivo, qualitativo, heterogêneo, individualizados, mas também são generalizados. Já a Atitude científica é objetiva, quantitativa, homogênea, generalizado e distinguem-se de magia.
Por fim, ficamos de ler alguns textos relacionados ao assunto.
domingo, 18 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ciência é uma coisa muito boa para discutir na publicidade... Pois a própria publicidade, pelo menos para mim gera o conceito de empirismo.. Uma ciencia em favor da experimentação... Não existiria estratégia de comunicação, nem target objetivo se antes não houvesse o estudo de caso os chamados "Cases" gerando "Cases de suscesso"... Publicidade trocando por miúdos, uma ciência do empirismo humano :)
Postar um comentário