quarta-feira, 25 de abril de 2007

Desenvolvimento Tecnológico e Degradação Humana!


Foi-se o tempo em que a melhor câmera, o melhor satélite e o melhor formato de fita eram condições indispensáveis para que tivéssemos um jornalismo de qualidade. A internet trouxe a rapidez e, com ela, um novo conceito de qualidade para o jornalismo.
Qualidade estética acaba ficando em segundo plano quando o importante é o tipo de informação e a maneira como temos acesso a ela. A TV de plasma pode ter milhões de cores e pontos de definição, mas continua sendo antiquada e estática como a TV convencional. As tecnologias do futuro são as portáteis e é essa tendência que faz com que telefone celular, câmara de fotografar e gravar, palm top e aplicativos se unam num só aparelho. Essa convergência é um sucesso.
Cada vez mais pessoas estão sendo atingidas por essas novidades. O uso do MP3 player, do MP4 ou dos iPods são provas incontestáveis da popularização desses eletrônicos. Aparelhos infinitamente mais interativos que a TV ou o jornal e que, mesmo carregando arquivos de áudio ou vídeo compactados, fazem a alegria dos consumidores. A receita para desfazer esse aparente paradoxo é a interatividade e a portabilidade dos conteúdos.
No jornalismo, esse movimento não é menor. A visão de que a qualidade estética atrai o espectador vai ficando para trás. Com pessoas comuns sendo capazes de registrar imagens e sons com seus celulares, o espetacular deixou de ser monopólio da mídia e passou às mãos de cada cidadão.

Certo...concordo com a tecnologia, com o avanço e a capacidade do ser humano de criar coisas novas.Mas onde vamos parar com isso?? Não adianta apenas criar..precisamos mais que tudo é sermos humano, no sentido de usarmos essa inteligência que possuímos para ajudar o próximo.Estamos pensado muito no lado "tecnológico" e pouco no lado "humano" dos seres vivos.Acaabaremos em pouco tempo com tudo que possuímos e construímos.Pensem nisso!

Comentem!
Beijos

2 comentários:

Unknown disse...

Bom,Fabiana!
Falar do ser humano não é uma coisa fácil, como você já deve ter percebido no começo do curso.
Ele cria cada dia mais para satisfazer o seu poder, aumentar seu status e viver assim, feliz.
Ninguém está preocupado com o que o próximo está vivendo e com o que ele precisa, e somente com o seu próprio bem estar.
Achei bacana o seuu texto..mas o homem precisa criar inteligência suficiente para enxergar, ou agir para o seu´bem, e não destruir tudo aquilo que possui para construir coisas novas.
Vamos pensar na vida..é como se diz numa frase:"quando não houver mais água para beber,e todos os peixes acabarem nós vamos perceber que dinheiro não mata sede nem fome!"..
Colaborei!
Beijão

Unknown disse...

Eu concordo quando você disse que estamos muito precupados com a criação..tecnologia e estamos esquecendo do lado humano. Só queremos saber em criar e criar, não estamos nem um pouco preocupados com o próximo. Temos tanta tecnologia hoje...que são só acessíveis aos que têm condições, o que acaba excluindo muitas pessoas. Mas não podemos deixar de lado a idéia de que o homem tem necessidade de criar neh...mas não podemos esquecer que isso um dia vai acabar...nao levaremos as coisas materias conosco quando morremos.
É uma coisa difícil de opinar também, posso estar dizendo bobagem...mas vamos ver onde isso irá parar!
Beijãooo