sexta-feira, 30 de março de 2007

Aula 11 - Cultura: Um conceito antropológico

Começamos uma aula bem diferente das demais.Fizemos um círculo na sala e começamos a fazer um debate de acordo com a leitura do texto "Cultura: um conceito antropológico".Pausadamente, lemos parte do texto e já começamos a conversar sobre o assunto.Ficamos aterrorizados com a maneira do Prof André fazer algumas analogias e cheios de dúvidas a respeito do que dizemos ser cultura. Vamos lançar a idéia..o que será cultura??Desde que somos pequenos, escutamos certas "teorias" ou "propostas" do que seria certo ou errado.Mas de onde vem tudo isso??
Cultura é tudo criado pelo ser humano.Músicas, danças, comidas, teorias, ciência, religião,sociedade e modo de vida..absolutamente tudo é obra do ser humano.
Foi ressaltado o fato do ser humano ser um ser cultural, enquanto os animais são seres naturais.O ser humano não está muito acima das outras formas de vida existentes no mundo.Se formos parar pra comparar, nos identificamos muito com a "mosquinha" que fica na banana, ou seja, o código genético muda pouquíssimos.
Levando em conta tudo isso, porque nós, seres humanos, nos achamos tão superiores de tal modo a querer dominar Deus??
Sistemas culturais são coisas vagas, sem conhecimentos certos, nem certezas de nada.Se você acredita que dar três pulinhos pro Santo vai te ajudar a encontrar aquele objeto perdido, dê.Não perca suas crenças, nem seus conceitos, muito menos aquilo que você acha certo ou não...temos que nos apegar ao que confiamos e naquilo que achamos que seja verdadeiro, isso é nossa razão de viver e imaginar um futuro.
Cultura é aquilo que está dentro de você, e no que você acredita.
Esse texto ainda vai dá o que falar =)
beijos e comentem!

terça-feira, 27 de março de 2007

Aula 10 - Fotonovela


Depois de grandes micos que tivemos com as apresentações do seminário, achávamos que estaríamos livres por um certo tempo desses "trabalhos".
Mais uma missão impossível!Dessa vez, teremos uma fotonovela a fazer.
Chega, mais uma vez, com impolgação total e aquele "sorrizinho" no rosto nosso querido professor André, com idéias fervendo e a todo vapor.
Explicou para nós o que deveria ser uma fotonovela, com suas regras e cobranças, o que deveria conter, dias de entrega e apresentações..ou seja, mais um mico clássico que ele adora nos pregar!
Fecharemos todo o curso de publicidade e apresentaremos no anfiteatro da Universidade para que todos possam ver.
Logo depois, ele disponibilizou a aula para a gente reunir em grupo e discutir os temas e a história.
Espero que todos tenham sucesso =D
Vamos lá gente..comunicação é assim, quanto mais mico a gente pagar, melhor é!
Beijoos e boa sorte!

quarta-feira, 21 de março de 2007

Aula 9 - Seminário Parte 4 - Fim






Hoje terminaram as apresentações com chave de ouro..
Encantadores e cada dia mais engraçadas as apresentações ficarão pra história.
Na aula de hoje, foram apresentados os capítulos 13 e 14.
No capítulo 13, o grupo cantou e tocou violão e a Maita dançou balé pra encenar melhor o tema, que era sobre o amor.Conseguiram transmitir bem o conteúdo, e o papel mais engraçado ficou pra palhaça.
O capitulo 14, que também fala do amor, mas na sua troca energética foi muito bem representado por um cupido.
Os dois grupos foram excelentes.
Pra terminar a aula engraçada como sempre, o André pagou aquele mico básico, fazendo a chamada tocando violão e cantando os nomes.Muuuiiito comédia! Curso cada dia melhor ^^

Comentem pessoas!
Beijoos

sexta-feira, 16 de março de 2007

Aula 8 - Seminário Parte 3 - Again!




Mais e mais apresentações! Cada dia melhores e mais engraçadas, continuam as apresentações do seminário do livro "O Corpo Fala", que com certeza vai deixar saudade!hehehe..
Bom, na aula do dia 12/03 foram apresentados os capítulos 9, 10 e 11.
O capítulo 9 fala dos Quatro Princípios Básicos, e o grupo representou com um jogo de truco, onde dois eram totalmente atentos, uma era toda largada e vuada, e outra era apaixonada pelo seu parceiro de jogo.O engraçado foi a forma como eles abordaram cada gesto, conseguindo passar as aflições (Mp3 caindo), e os gesto de falta de atenção.
O capítulo 10 fala da Energia no Corpo Humano, que é representada pela serpente.Para encenar esse capitulo, o grupo levou uma pessoa para cantar e tocar para a turma, o Jonathan(num sei como escreve) vestiu uma roupa do Egito, e no final colocaram uma música para a turma "liberar" a energia.Obs.:o som explodiu na sala..auhauhauauahuahua =)
O capítulo 11 é o "Intermezzo 2" , onde utilizaram o capítulo apenas para aplicar o que já tinhamos estudo.Foi muito engraçado a forma que o grupo utilizou para explicar o conteúdo.A Alliny imitou grande parte dos professores, e os demais compenentes explicaram os sinais.
E pra finalizar a aula da melhor forma possível, tivemos o Lourenço pagando aquele mico, imitando o André e fazendo a chamada..mto comédia..hehehe =)
Tá valendo a pena viu?!
Comentem!

Beeeijos

quarta-feira, 14 de março de 2007

O PAPA E A MÍDIA

Bento 16 critica ‘influência destrutiva’

Em discurso ao departamento de comunicações do Vaticano, na sexta-feira (9/3), o papa Bento 16 pediu que a mídia promova os valores familiares e criticou a internet e a influência muitas vezes "destrutiva" da televisão sobre os jovens. O papa concordou que a mídia traz grandes benefícios para a civilização, mas completou que, ao mesmo tempo, "muito do que é transmitido de diversas formas para os lares de milhões de famílias em todo o mundo é destrutivo".
Bento 16 afirmou ainda que a mídia tem um papel primordial na formação da cultura e que este poder está sendo transferido do meio impresso ao eletrônico, controlado por "poucos conglomerados multinacionais cuja influência ultrapassa todas as fronteiras culturais e sociais". "Eu apelo novamente aos líderes da indústria midiática para que aconselhem os produtores de mídia a preservar o bem comum, a conservar a verdade, a proteger a dignidade humana individual e a promover o respeito pelas necessidades da família", concluiu o papa. Informações da Reuters [9/3/07].



Bom pessoal..peguei essa reportagem no Observatório da Imprensa porque achei muito interresante o assunto, e polêmico também.É óbvio que não teria como o ser humano viver hoje sem a tecnologia que existe.A melhor forma de contornar a situação seria rever a programação, e fazer algumas mudanças, como o próprio Papa disse, que seja para o bem comum e não para a divisão da sociedade.

Ótima reportagem =)
Comentem!

Aula 7 - Seminário Parte 2




Nesta aula continuamos as apresentações dos grupos sobre o livro "O corpo fala"..
Bom gente, acho que o nosso professor tá ficando surpreendido, porque é pagação de mico um atrás do outro.Acho que tá valendo a pena né?!
Tivemos a apresentação nesse dia dos capítulos 6, 7 e 8.
O capítulo 6 fala sobre o Comportamento Interpessoal, que é aquele nosso comportamento do dia-a-dia e que geralmente não percebemos, seja num bar, restaurante ou shopping, e que falam todos os nossos desejos e repulsas.
O capítulo 7 mostra alguns dos gestos que eram feitos antigamente e que continuam a ser usados até hoje, sem que saibamos.Para melhor compreensão da turma, o grupo fez uma boate dentro da sala.Muiiito legal!
O capítulo 8 foi muito bem representado com um teatro, onde mostraram os gestos de simpatia ou antipatia que nós fazemos.
Para terminar a aula, o André deu as suas explicações do livro, como sempre e tocou o sininho do conhecimento!
Adoreeeeeeei a criatividade do pessoal =)
E quem quiser os vídeos, é só me dá um Cd que eu gravo, ok?!
Comentem hein?!
Beijoooss

terça-feira, 13 de março de 2007

PROFISSÃO DE RISCO


Em 10 anos, mais de mil jornalistas mortos
Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 13/3/2007
Mais de mil jornalistas e assistentes de mídia morreram pela profissão na última década, de acordo com dados de um relatório divulgado pelo International News Safety Institute (INSI), com sede em Bruxelas. A maioria dos mortos é de homens tombados em seus próprios países, e apenas 9% deles eram freelancers. Quase a metade foi atingida por tiros. Apenas uma em cada oito mortes levou a processos legais. Iraque e Rússia foram apontados os países mais letais para jornalistas.
Segundo o presidente da agência Associated Press, Tom Curley, o relatório revela como se tornou perigosa a busca pelas notícias e quão insignificantes são os esforços por justiça pelos profissionais que são ameaçados e perseguidos enquanto tentam manter o mundo informado. "Uma cobertura justa e precisa é cada vez mais necessária, mas os riscos que correm aqueles que a buscam são maiores do que nunca", afirma.
Números crescentes
A Rússia recebeu destaque no estudo pela crescente lista de jornalistas assassinados. A execução de
Anna Politkovskaya, no ano passado, chamou a atenção mundial. "Eu acho que temos um grande problema na Rússia", diz Rodney Pinder, diretor do INSI. "Nós temos outro jornalista que morreu há alguns dias em circunstâncias misteriosas, e se estamos desconfiados, quem pode nos culpar? Treze jornalistas morreram na Rússia desde que [o presidente Vladimir] Putin chegou ao poder, e ainda não houve uma condenação".
"Há uma cultura de impunidade em muitos países", explica Richard Sambrook, diretor global da rede britânica BBC. Na última década, foram computadas 138 mortes de jornalistas e assistentes de mídia no Iraque, 88 na Rússia e 72 na Colômbia. Entre países considerados perigosos para a prática do jornalismo estão Filipinas, Argélia, Irã, Índia, México e Paquistão. 2006 foi o pior ano para jornalistas, com 167 mortes. Em 2005, este número foi de 147 e, em 2004, de 117. Em 1996, houve 83 mortes.
O estudo englobou dados de janeiro de 1996 a junho de 2006. O INSI é uma junção de organizações de mídia, grupos em defesa da liberdade de imprensa, sindicatos de jornalistas e ativistas humanitários. A organização é dedicada à segurança de jornalistas e equipes de mídia, que incluem profissionais como tradutores, técnicos e motoristas, entre outros. Informações de Paisley Dodds [AP, 6/3/07].
Peguei essa reportagem no Observatório da Imprensa e fiquei abismada de vê como os jornalistas são vulneráveis aos assassinos, e alvos certeiros.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Aula 6 - Seminário Parte 1

Melhor aula de todas.
Começaram na aula 6 a primeira parte das apresentações do trabalhos do livro "O Corpo Fala"..
O primeiro grupo foi o meu, com o Capítulo 3, "Perceber em vez de olhar". Pagamos o maior mico com uma propaganda do Shampoo Nervoso, coreografando a música da Família Adams e contávamos .."É o shampoo nervoso que deixa o cabelo seboso, ele é gorduroso e tem um preço cabuloso".A intenção da propaganda e relacionado ao nosso capítulo é mostrar que você não pode ir muito pela embalagem e sim utilizar o produto e depois sim julgar sua eficiência.Adoreeeeeeei a apresentação e mais feliz ainda de todos terem gostado.
O grupo seguinte teve uma apresentação bem legal também, usando voluntários da turma.
E o terceiro grupo do dia a apresentar, foi um dos mais comédias pra mim.Tivemos nosso querido Marcelo Lara, vulgo Orelha, dançando maravilhosamente uma música estilo Michael jackson.Fiquei fã!
Estreiamos bem as apresentações, e como nosso professor disse,encorporamos o capeta =)..Ahhh!E quem quiser, eu estou filmando todos os grupos, é só me passar os cd's que eu gravo.

Beiiiijos

Linguagem corporal na hora da conquista

No jogo da sedução valem mais as palavras ou o que é dito pelo corpo? Se você nunca prestou atenção nessa linguagem, comece a levar aquele carinha, que você está de olho há meses, mais a sério por sua postura corporal do que por sua lábia.
Cruzar ou descruzar os braços, inclinar o corpo para frente e arrumar os cabelos incessantemente não são sinais que devem passar desapercebidos. Todos esses gestos querem dizer algo, por mais que a boca diga outra.
Para entender melhor, analise os seus próprios sinais. Imagine a seguinte situação: você está curtindo uma festa com suas amigas quando um mala gruda e força a barra por um beijo. Se você estiver sentada, certamente deixará as pernas voltadas para fora da mesa, como se fosse fugir a qualquer momento. Seu corpo certamente estará inclinado para o lado oposto de onde ele estiver. Isso é linguagem corporal e ao contrário do que todo mundo pensa, é muito mais fácil do que se imagina.
Preparamos um mini-guia com alguns macetes sobre a linguagem silenciosa da comunicação não verbal. As dicas são do livro O Corpo Fala, de Pierre Weil e Roland Tompakow, da Editora Vozes.


Muito interessante essa reportagem que eu achei no site http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI519452-EI4788,00.html falando sobre linguagem corporal na hora da conquista.A maioria das pessoas se interessam em analisar o "parceiro" na hora da conquista pra perceber se ele está afim ou não.Aprendam um pouco mais com essa reportagem.

sábado, 10 de março de 2007

A erotização feminina na mídia

Oiii pra todos!Peguei essa reportagem no Observatório da Imprensa pois fala da evolução da mulher e a alta valorização no mundo de hoje, a vaidade e a preocupação com a imagem.Achei muito interessante.Publicada no dia Internacional da Mulher.

"Segundo o jornal, o processo nas meninas começa cada vez mais cedo, pela própria mensagem que elas recebem: "É normal que você tenha interesse em sexo. É normal você se vestir e agir de maneira sensual". As mães entrevistadas não vêem problemas para suas filhas, alegando que no mundo de hoje é importante querer se manter bonita, já que a beleza é parte fundamental no sucesso profissional. E alegam que são as filhas que escolhem os modelos de roupas e acessórios desde a primeira infância. As mães que não concordam com os modelitos infantis sensualizados confessam ter problemas ao procurar, no comércio, roupas mais tradicionais – ou menos sensuais – para suas filhas de 4, 5 ou 6 anos.
O que o jornal americano não discute – e que poderia ser discutido pela mídia brasileira – é justamente a parcela de culpa da mídia nessa erotização da imagem da mulher. Quer um exemplo? A revista Veja desta semana (nº 1998, de 7/3/2007) traz um especial sobre saúde ("A medicina revela a mulher de verdade"), ressaltando as diferenças entre o corpo do homem e o corpo da mulher, e mostra que – por razões econômicas e culturais – até muito pouco tempo atrás as pesquisas médicas se baseavam apenas na fisiologia masculina para desenvolver medicamentos.
A revista atribui, entre outros fatores, à igualdade conquistada pelas mulheres o fato da nova postura das pesquisas em relação à saúde. E, para ilustrar a matéria, as fotos são de uma mulher. Bonita e... nua."

quarta-feira, 7 de março de 2007

Aula 5 - Mensagens Subliminares

Uma das aulas mais interessantes que tivemos até hoje.
O André iniciou a aula falando das visitas que fez em alguns dos blogs, e comentando de textos interessantes encontrados neles.
Logo depois, quando iniciou o conteúdo da aula, mensagem subliminar, tentou desmistificar o que vem a ser.
Naturalmente, o ser humano enxerga tudo de cabeça parar baixo, isso justifica o fato de uma criança, sempre que pega uma imagem a vira de cabeça para baixo, assim vendo como todos nós vemos.
As mensagens subliminares podem ser encontradas em propagandas, filmes, artes entre outros.Nada mais é do que a manipulação de formas de modo a sugerir algo.Há a utilização de anamorfose.
Explicou também que uma imagem pode ser dividida em duas partes.Uma delas é a figura, que é o elemento principal, e a outra é o fundo, que complementa a figura.
Com o decorrer da aula e com suas explicações, foi passando em slides algumas imagens para que tentássemos definir nelas as mensagens subliminares.
Foi muito boa a aula =)


Vou colocar um exemplo pra complementar a aula: